Dicas para evitar o calor em casa



Agora que o calor começa a apertar, a preocupação não é aquecer a casa - mas sim tentar que esteja fresca quando chegamos a casa do trabalho. E como o ar-condicionado representa um gasto enorme de energia eléctrica, vamos rever algumas dicas que pode seguir para evitar o calor em casa sem gastar dinheiro!




Bacias de água em frente à ventoinha. 


Se tem uma ventoinha, experimente colocar uma bacia de água fresca ou um garrafão de água gelada diretamente na linha de ar fresco. Vai parecer que a ventoinha refresca muito mais e o ar fica mais húmido! Se não tem ventoinha, pode usar bacias de água em toda a casa de qualquer forma para humedecer o ar, especialmente durante o noite.

Feche as persianas durante o dia.


Se é daquelas pessoas que gosta de ver a claridade logo pela manhã, não se esqueça de fechar as persianas antes de sair para o trabalho. Deixar as janelas e as persianas abertas vai fazer com que a casa aqueça durante as horas de maior calor, especialmente se a sua casa é virada a Sul ou Poente. Areje a casa à noite e de manhã muito cedo.

Use cortinas opacas.


As cortinas são muito mais do que uma maneira de evitar que o vizinho veja o que não deva! Agora no Verão, use cortinas de cores claras, que reflectem a luz e o calor. Se possível, compre cortinas opacas, pois bloqueiam mais a luz e, ao fim do dia, o compartimento está muito mais fresco mesmo que deixe as janelas abertas.

Evite usar o forno.


O forno e o fogão aquecem a casa. Explore receitas de ‘raw food’ - ou seja, pratos feitos à base de comida crua que não precisa de cozinhar - e faça menus à base de saladas. Se realmente tem de ligar o forno, aproveite para fazer mais do que uma refeição. A ventoinha do forno funciona como um aquecedor e, especialmente se só tem uma kitchenette, é um não absoluto! 

Comentários

Mensagens populares