Como ter um estilo de vida mais sustentável



Ter uma vida sustentável é muito mais do que reciclar ou ir a um restaurante vegetariano uma vez por mês. Há várias coisas que pode fazer diariamente para ter um estilo de vida mais sustentável - arriscaria a dizer que pode ser mais sustentável em quase tudo! Mas comecemos por pequenas mudanças para o seu dia a dia:

Instalação de painéis solares

Portugal é um dos países da Europa com mais horas de sol por ano. Quase todas as casas novas têm painéis solares, mas ainda há muito por fazer. A energia solar é energia limpa, que pode ser utilizada para aquecer a água durante todo o ano, mesmo no inverno. (E, se produzir mais energia do que precisa, poderá vendê-la à companhia e ganhar algum dinheiro extra!) Não perca mais tempo e comece já a procurar orçamentos para instalar painéis solares.

Uma horta urbana

Se tem um jardim, varanda ou um jardim do condomínio, aprenda a jardinagem. As plantas usam dióxido de carbono para produzir oxigênio – daí que os espaços verdes e as hortas urbanas sejam fulcrais para diminuir a nossa pegada ecológica e compensar o nosso uso excessivo dos transportes, plásticos e combustíveis fósseis. Além disso, é muito mais saudável do que a fruta e os legumes cheios de conservantes que encontramos no supermercado... que percorrem quilómetros e quilómetros para chegar até nós, deixando uma pegada de combustível no mar.

Aulas de costura

A produção de tecidos e roupas consome muitos recursos naturais, começando pela água, sem esquecer o uso de petróleo para produzir tecidos sintéticos como o poliéster. Isto sem mencionar a mão-de-obra explorada nas plantações de algodão ou nas grandes fábricas, é claro. Por isso, é importante procurar tecidos sustentáveis, de empresas que respeitem seus trabalhadores e o meio ambiente. Mas a primeira coisa que precisa de fazer é pensar: realmente preciso de roupa nova? Ou posso arranjar algo que já tenho? Com algumas aulas de costura, pode transformar essas peças esquecidas no armário em algo absolutamente novo e único. Bye bye, fast fashion!

Prefira a bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte muito mais ecológico do que o carro. Bate até o transporte público, porque os autocarros e o metro precisam de combustível e libertam gases para a atmosfera. Então ... pernas, para que vos quero? Comece a praticar ciclismo e diga “sim” a andar de bicicleta pela cidade. (E, já agora, poupe no passe mensal e em gasoline – porque o que é melhor para o ambiente também é melhor para a nossa carteira).

Comentários

Mensagens populares