É possível arranjar uma televisão de ecrã plano?




Já sabemos o que fazer se o seu telemóvel avariar, sabemos que é possível arranjar computadores e até frigoríficos mas… é possível arranjar uma televisão de ecrã plano?


A resposta curta é sim, é possível arranjar uma televisão de ecrã plano (plasma/ LED/LCD), tal como é possível arranjar qualquer tipo de electrodoméstico. Mas arranjar uma televisão de ecrã plano é um trabalho muito especializado, o que o torna dispendioso. Portanto, deve pedir sempre um orçamento primeiro e comparar vários orçamentos antes de decidir arranjá-la. O preço e a probabilidade de conseguir reparar o dano depende muito do tipo de avaria.


Riscos & Pixels Mortos. Se o ecrã da televisão está riscado, ou se nota pontos “mortos”, tem um problema no ecrã. Às vezes estes problemas ocorrem mesmo em equipamentos recentes – se ainda estiver coberto pela garantia, o ideal é dirigir-se à loja onde comprou ou ligar para o apoio ao cliente. Depois de perder a garantia, terá de trocar o ecrã inteiro, o que raramente compensa. Se não comprometer muito a imagem, pode continuar a utilizar a televisão sem problemas e ainda com uma qualidade relativa. Caso veja a imagem muito brilhante ou comece a parecer desfocada, o melhor é trocar.


A televisão não liga. Se a sua televisão de ecrã plano não liga, o mais provável é que tenha danos nos componentes eléctricos ou nos componentes internos, e nesse caso o técnico de reparação deve abrir a televisão, proceder ao diagnóstico, e dar-lhe um orçamento para as peças ou fios que precisa de trocar. Dependendo da peça, pode ter sorte e ser uma reparação bastante conta! Nestes casos, vale sempre a pena consultar um técnico antes de desistir e dar tudo por perdido.


O comando não funciona. Se o comando não faz contacto com a televisão, o mais provável é precisar de um comando novo, que deve ser encomendado ao fabricante. Deve pedir ajuda à marca (ou a um técnico recomendado pela marca) para fazer o teste.


Comentários

Mensagens populares