10 Dicas para Poupar na Electricidade



  1. Ponha os radiadores ou convectores perto da janela. O efeito da convecção é maior perto do sítio mais frio – geralmente, as paredes exteriores e as paredes com janela. Por isso, prefira essa zona para colocar o aquecimento.
  2. Instale um recuperador de calor na lareira. O recuperador de calor permite aquecer outros compartimentos da casa com a energia de calor produzida pela lareira. Isto evita gastar electricidade com aquecedores eléctricos e ar-condicionado.
  3. Troque as lâmpadas por lâmpadas de baixo consumo. Se ainda não o fez, não perca mais tempo! Troque as lâmpadas de halogéneo convencionais por lâmpadas LED de baixo consumo para poupar electricidade.
  4. Baixe a temperatura do termoacumulador e do aquecimento central. Quanto maior for a temperatura configurada no termoacumulador na caldeira do aquecimento, maior será a despesa energética. Baixe a temperatura e comece a poupar electricidade.
  5. Escolha modelos com a maior eficiência energética. Também não é surpreendente, mas pode baixar a factura da luz com electrodomésticos com classe energética A e superior.
  6. Isole melhor as janelas e as portas de casa. Cerca de 30% do frio entra pelas janelas… o que significa que 30% do calor também se pode perder. Use fita isolante para as janelas e ponha espuma na parte de baixo das portas nas janelas antigas e, se as trocar, escolha janelas com corte-térmica.
  7. Evite abrir e fechar o forno e o frigorífico. Abrir e fechar o forno pode levar a perdas de calor (e, por conseguinte, de energia) na ordem dos 25%. O mesmo acontece no frio: evite abrir e fechar a porta do frigorífico muitas vezes para poupar electricidade.
  8. Evite a acumulação de gelo no congelador. Evite a acumulação de gelo no congelador ou nas arcas frigoríficas para manterem a eficiência energética.
  9. Cuidado com as panelas! Se tem um fogão eléctrico, prefira as bocas pequenas sempre que possível. Evite encher as panelas com demasiada água para não prolongar o tempo de fervura.
  10. Isole as paredes de casa. Use lã mineral, lã de vidro ou pladur para isolar melhor as paredes de casa e evitar as perdas de energia e a entrada de frio/calor. Este é, aliás, um dos pontos que mais influencia a certificação energética da casa.

Quer saber que mais pode melhorar em sua casa para começar a gastar menos luz? Faça uma auditoria energética e siga as sugestões do técnico. Se precisa de orçamentos para fazer obras em casa e melhorar o isolamento, procure aqui o preço de serviços para a casa.

Comentários

Mensagens populares