Deve obter licença para remodelar a minha casa?





Se vai fazer obras, talvez queira saber se deve obter uma licença para remodelar a sua casa. Embora em alguns casos seja necessário obter uma licença na câmara para fazer obras em casa, nem sempre é preciso. Fique a saber em que situações precisa de uma licença da câmara para remodelar a sua casa!


De um modo geral, precisa de uma licença sempre que vai realizar uma obra que mexe com a estrutura da casa ou com a fachada. Por exemplo, se vai pintar a fachada de outra cor ou mudar o revestimento do prédio.


Também precisa de uma licença da Câmara Municipal se vai fazer alterações profundas à casa, como adicionar um andar, reconstruir um prédio, ampliar o prédio ou demolir um imóvel.


A mesma coisa acontece se estiver a reconstruir uma casa em ruína, se o imóvel estiver construído numa zona de imóveis classificados (como acontece quase sempre no centro das cidades) ou se vai aumentar a fachada e o número de pisos.


Não precisa de pedir licença para obras de pequena dimensão, como uma remodelação de casa de banho, cozinha, o pavimento e a maioria das obras de remodelação.


Além disso não precisa de pedir uma licença se vai fazer um anexo ou uma piscina no quintal, por exemplo, porque não altera a estrutura da casa. Nesse caso, só tem de notificar a câmara da sua intenção em modificar o imóvel.


Se vai demorar paredes interiores, que em princípio não comprometem a integridade do prédio, também não precisa de notificar a câmara. No entanto, é recomendável aconselhar-se com um especialista em remodelação de casas.


De resto, também não precisa de licença para arranjar o telhado ou colocar painéis solares, desde que o telhado seja reparado em condições idênticas e os painéis não excederem a área de cobertura do edifício.


Em relação a obras como fechar uma varanda, colocar protecções nas varandas ou mudar as janelas, ficam numa área cinzenta. Tem, pelo menos, que pedir autorização ao condomínio – e a obra tem de ser autorizada por dois terços. Em alguns casos, pode ser preciso também uma licença da câmara. Na dúvida, pergunte na secção de urbanismo ou consulte um advogado.

Comentários

Mensagens populares