Cuidados e Manutenção de Roupeiros de Madeira



Fazer um roupeiro por medida é uma das melhores formas de maximizar o seu espaço e manter a sua roupa organizada. No entanto, para que o seu roupeiro de madeira se mantenha em bom estado, sem cheiros e sem humidade, precisa de ter alguns cuidados de manutenção. Veja aqui algumas dicas de cuidados e manutenção de roupeiros de madeira:


1. Limpeza regular


A primeira dica para manter o seu roupeiro de madeira em bom estado é fazer uma limpeza regular. Use um pano de microfibra ou um espanador para remover a poeira e tenha especial cuidado com os cantos. Se por acaso a madeira do roupeiro se sujar, use um pano macio e ligeiramente humedecido para remover a mancha. (Apenas ligeiramente, já que a humidade pode afectar a madeira!) Em alternativa, pode usar toalhitas de limpeza.


2. Proteção contra a humidade


Como dissemos, a madeira é sensível à humidade. Por isso, é importante proteger o seu roupeiro contra a exposição à água e à humidade ambiental. Se o seu quarto ou closet fica numa divisão muito húmida, ligue o desumidificador. O ideal é que a humidade relativa dentro de casa esteja entre os 40 e os 60%. Além disso, evite colocar o roupeiro junto à janela, já que essas são as paredes que mais sofrem com a condensação. 



3. Proteção contra os raios solares

A madeira pode perder a cor se estiver muito exposta ao Sol. Portanto, o ideal é que o roupeiro não esteja numa parede onde vai ficar exposto à luz solar directa durante muito tempo. Se não tiver outro espaço disponível, aconselhamos a usar cortinas ou persianas para bloquear os raios solares durante os períodos mais quentes do dia e proteger a madeira. 


4. Polir e envernizar a madeira


Com o tempo, a madeira pode perder o seu brilho natural. Portanto, para manter a madeira em bom estado, eventualmente pode ser preciso lixar o roupeiro e voltar a envernizá-lo. Pode fazer isso por sua própria conta ou contratar um carpinteiro ou marceneiro para restaurar o seu roupeiro em madeira.



5. Ao estragar, repare rápido


Além dos cuidados gerais, há algumas coisas que deve fazer se por acaso estragar o seu roupeiro. Por exemplo, se fizer um arranhão, pode usar uma cera de retoque da cor da madeira para disfarçar. Se derramar água, tente secar logo de imediato para não deixar marca. Quanto mais depressa agir, melhor!


6. Verifique as ferragens e as dobradiças


Verifique regularmente as ferragens e as dobradiças do roupeiro para garantir que estão a funcionar correctamente. Aperte quaisquer parafusos soltos e, se necessário, substitua as ferragens. Tudo tem solução! Veja aqui orçamentos de roupeiros por medida e procure reparações.


7. Protecção contra insectos


Infelizmente, o bicho da madeira não poupa ninguém. Por isso, se nota que a madeira liberta uma serradura fina, que parece pó, ou se os móveis têm furos à vista, tem de aplicar veneno o quanto antes. Se notar uma praga de bicho da madeira, contacte uma empresa de controlo de pragas assim que possível. 


8. Evite sobrecarregar as prateleiras e gavetas


Não sobrecarregue seu roupeiro com roupas e objectos muito pesados, pois isso pode causar deformações na madeira, sobretudo nas nas portas e gavetas. Além disso, evite bater com força nas portas e gavetas ao abrir e fechar, pois isso pode causar danos. A madeira é um material natural, por isso trate-o com carinho.



Em resumo, ter alguns cuidados de manutenção com o seu roupeiro de madeira não só prolongará sua vida útil, mas também garante que continua a ser uma peça bonita e funcional. Com limpeza regular, proteção contra a humidade e os raios de sol, uma envernização esporádica e cuidado com as pragas domésticas, pode desfrutar do seu roupeiro de madeira durante muitos anos. Lembre-se de que a manutenção preventiva é a chave para evitar problemas e preservar a beleza da madeira.

Comentários

Mensagens populares