Qual a importância de realizar uma reciclagem em casa?
A resposta curta é sim! Vale muito a pena. A resposta longa é: separar o cartão do plástico e do vidro permite aproveitar estes resíduos para produzir novos produtos e novas embalagens.
Sabia que produzir papel reciclado consome 50 a 200 vezes menos água do que produzir papel novo? Isto equivale ao consumo diário de 1000 pessoas! Já para não falar nos benefícios para o ambiente, nomeadamente no que toca à qualidade do ar.
Como todos sabemos, o papel vem das árvores e quanto mais papel e cartão reciclarmos em casa, menos árvores terão de ser abatidas para produzir coisas como livros, cadernos, caixas de cartão, entre outros.
No que toca ao plástico, também este pode ser reciclado e transformado em outros produtos, tais como novas sacolas, solas para sapatilhas e ate roupa.
Hoje em dia, já reconhecemos o perigo que o plástico representa para os animais e para a natureza. Muito do plástico acaba nos oceanos e é consumido pelos peixes. Mais tarde, nós acabamos por comer esses mesmos peixes e, sem saber, comemos plástico.
O vidro também usa um recurso muito querido para nós: areia. Não queremos ficar sem praias, pois não? Por isso, temos todos de reciclar. Se ainda não sabe como, de seguida digo-lhe como deve fazer a reciclagem em casa:
Ecoponto Amarelo – garrafas de plástico de água e sumo, champôs e detergentes, latas de conserva, iogurtes, pacotes de leite, latas de aerossóis, esferovite e sacolas de plástico. Não colocar talheres de plástico ou metal!
Ecoponto Azul – caixas de cartão sem gordura, revistas, jornais e sacos de papel. Não colocar lenços ou guardanapos de papel usados, nem papel plastificado.
Ecoponto Verde – frascos de perfume vazios e boiões de compotas e conservas, garrafas de vidro, mas sem tampa! Não colocar outros tipos de vidro como espelhos, pratos ou cristais!
Comentários