Medo do escuro: como combater





O medo do escuro é um dos medos mais comuns entre miúdos e graúdos. É quase impossível explicar porque temos medo do escuro ou porque é que há “formas” estranhas à noite. No escuro, ficamos sob alerta, atentos a qualquer perigo, até porque o perigo está sempre à espreita… Provavelmente, é uma herança dos nossos antepassados, que estavam sujeitos a ataques de animais quando baixavam a guarda.


As crianças podem ter medo do “bicho papão”, “das bruxas”, “dos fantasmas” ou de “um bicho debaixo da cama”. Normalmente, não conseguem separar a realidade da fantasia e à noite a imaginação anda à solta. Mas, enquanto adultos, também é comum ter medo de uma “rua escura” ou de “dormir sozinho”. Geralmente, prende-se com a história de vida de cada um e com o medo do desconhecido.


Em ambos os casos, a sensação que predomina é de “medo”. O coração bate mais depressa, não conseguimos adormecer, estamos sensíveis a qualquer ruído. Se tem medo de dormir à noite, pode ser interessante perceber de onde vem esse medo e tentar racionalizá-lo. Além disso, há algumas estratégias que pode usar (tanto em crianças como adultos) para ultrapassar o medo de dormir no escuro:

  • adormecer com a luz acesa e, aos poucos, adormecer com uma luz indirecta;
  • procurar ter um quarto organizado e evitar ver filmes demasiado estimulantes antes de dormir (especialmente filmes de terror ou sci-fi);
  • não “ridiculizar” o medo, uma vez que ele existe e é real. Não tenha vergonha de procurar um psicólogo para falar dos seus receios.

Procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa e comece a dormir melhor!

Comentários

Mensagens populares