Construção de casa modular: como funciona?




As casas modulares vieram para ficar! As casas modulares, também conhecidas como pré-fabricadas, são a forma mais rápida que a Europa tem de construir casas e fazer face à crise da habitação. Mas como é que funciona a construção de uma casa modular?


Tal como o nome indica, as casas modulares são produzidas em módulos padronizados. O comprador só tem de escolher os módulos, que são produzidos numa fábrica, e depois os módulos são transportados até à localização final. Graças a isto, o preço para a construção de uma casa modular.


A montagem dos módulos é quase como montar um “puzzle” e é extremamente rápida. A parte mais demorada vem depois, porque ainda faltam os acabamentos de interior, com as pinturas, a cozinha, a loiça sanitária, etc.


Por fim, precisa de ligar a casa à rede pública de água, luz e saneamento. No total, a construção de uma casa modular demora entre 3 a 6 meses, desde que o terreno já esteja pronto para construção (licenciamento, terraplanagem, etc).


As casas modulares mais conhecidas são as casas em madeira. No entanto, há casas modulares feitas com contentores, vidro, aço, e por aí em diante. A título de curiosidade, na União Soviética usaram-se painéis pré-fabricados para construir milhares de prédios.


Na República Checa e na Eslováquia (à época, Checoslováquia) construiram-se mais de um milhão de apartamentos pré-fabricados em betão, conhecidos como “paneláks”. Alguns prédios tinham mais de 20 andares e ainda existem.


O “panelák” básico tinha um hall, uma casa de banho, uma cozinha, uma sala e um quarto. No total, havia 16 possíveis plantas, todas com um design simples mas funcional. As casas dispunham de aquecimento e água quente. Há edifícios semelhantes em todo o antigo Bloco de Leste.


Obviamente, as casas modulares de que dispomos agora são muito mais sofisticadas e usam materiais mais nobres. Clique aqui para pesquisar mais sobre a construção de uma casa modular em Lisboa ou uma casa modular no Porto.

Comentários

Mensagens populares