Tipos de madeira recomendados para decks: durabilidade e manutenção


Não há dúvida que os decks de madeira estão na moda e valorizam qualquer ambiente. No entanto, as características dos decks variam consoante o tipo de madeira. Portanto, fique a conhecer os tipos de madeira mais recomendados para decks de exterior!


Quais são os diferentes tipos de madeira para decks de exterior?

Os decks em madeira usam sobretudo madeira tropicais como o bangkirai, teca, robinia ou a madeira de carvalho. Este tipo de decks também é conhecido como decks madeiras duras das classes 1 e 2. 


Por contraste, há decks de madeiras de classes 3 e 4. Estas madeiras são mais macias e menos resistentes, como a faia, o falso-abeto e o pinho. Estes decks são mais dificéis de limpar. 


Qual é o melhor tipo de madeira para decks de exterior?

Agora, vejamos as diferenças entre os vários tipos de madeira de forma mais aprofundada. Se quer colocar um deck de madeira natural em vez de um deck em plástico ou em compósito, é importante escolher uma madeira resistente, durável e de fácil manutenção.


A propósito: veja aqui mais motivos para optar por decks em madeira para exterior.


Deck em pinho

O nosso pinho é outra das madeiras que se podem usar para decks em madeira. O tom da madeira de pinho, claro e ligeiramente amarelado, é profundamente aconchegante. É uma opção relativamente barata e, depois de tratado, é muito resistente aos insectos. Além disso, é possível recuperar o brilho da madeira se usar um verniz com filtro solar uma vez por ano.


Deck em teca 

A madeira de teca é uma madeira tropical, exótica e proveniente da Ásia. É uma madeira muito densa, mas relativamente leve, usada até para construção naval. Por isso, se procura uma madeira resistente, que nem sequer empena, durável e adequada para usar à volta da piscina, é uma das suas melhores apostas.


Deck em eucalipto 

O eucalipto, que agora estamos habituados a ver por todo o país, é uma árvore originária da Austrália. No entanto, é uma madeira que precisa de muito tratamento para resistir ao ataque de insectos e de fungos. Em relação a outras madeiras, tem um tom mais claro. Ainda dentro dos aspectos positivos, o eucalipto é uma árvore que cresce rápido e que, portanto, pode vir de florestas sustentáveis. 

Deck em bangkirai

O nome pode soar estranho, mas vai encontrar decks em bangkirai em qualquer loja portuguesa. A madeira de bangkirai, proveniente da Malásia mas plantada até no Brasil, é particularmente densa e robusta. Além disso, é resistente a fungos e insectos. Porém, tal como o deck exterior em pinho, precisa  de um tratamento pelo menos uma vez por ano para não ficar cinzenta ou avermelhada. 


Deck em MDF de carvalho

A maioria dos decks em carvalho são, na realidade, em MDF. A principal vantagem é o tom natural da madeira de carvalho, que se encaixa numa decoração minimalista ou até mais rústica. Embora não sejam tão resistentes como a teca ou o bangkirai, o MDF também é bastante resistente ao Sol e à intempérie. Por isso, é outra alternativa a considerar e cuja manutenção é bastante simples.


Deck em robinia

Se o nome lhe soa estranho, é porque em Portugal estamos mais habituados a encontrar madeira de acácia. A cor da robinia, ou acácia, é mais escura mas ligeiramente desgastada. Embora não seja dos decks mais recomendáveis para áreas grandes, é uma boa opção para terraços de apartamentos e varandas, desde que compre um deck com tratamento anti UV.


Se tem dúvidas sobre o melhor tipo de deck de madeira para aplicar no exterior da sua casa, procure aqui empresas de construção de terraço exterior e de construção de deck em madeira na sua cidade. Os profissionais da Fixando são capazes de concretizar qualquer projecto que tenha para o seu terraço, varanda ou espaço exterior!

Comentários

Mensagens populares