Tipos de materiais utilizados em tectos falsos e suas características distintas


Seja para embutir a iluminação ou facilitar a remodelação de uma casa antiga, a construção de teto falso é uma alternativa cada vez mais popular. No entanto, tanto a nível estético como a nível técnico, nem todos os materiais têm o mesmo desempenho. Estes são os materiais mais utilizados em tectos falsos e as suas principais características! 


Gesso cartonado (pladur)


Um dos materiais mais utilizados para fazer tectos falsos é o famoso “pladur”. (Na realidade, pladur é o nome de uma marca, o material é gesso cartonado.) O pladur tem várias vantagens, sendo a versatilidade a principal. É um material que pode ser moldado em diversas formas e tamanhos, pelo que pode ser utilizado para tectos decorativos tanto em habitações como em espaços comerciais. Além disso, também ajuda a abafar o som que vem de andares superiores, pelo que permite maior conforto acústico. Quanto às desvantagens, temos que apontar o preço. Se tem curiosidade, veja aqui o preço de um teto falso.



Placas metálicas 


Outro material que se pode utilizar em tectos falsos, e que se vê com frequência em centros comerciais e supermercados, são as placas metálicas. Embora seja uma escolha pouco convencional para uma casa, pode ser uma opção tanto para o seu escritório como para um estabelecimento comercial com um tecto muito alto. Têm a vantagem de ser extremamente duráveis e não se deterioram com facilidade, pelo que são perfeitas para espaços com um uso intensivo. Além disso, também são capazes de segurar bem todo o tipo de iluminação, por isso consegue iluminar bem espaços interiores. 



Madeira

A madeira não é um material muito convencional para tectos falsos, mas tecnicamente é possível. O único motivo para utilizar madeira em vez de outros materiais é a estética, já que a madeira encaixa que nem uma luva em decorações rústicas e que priveligiam materiais naturais. Esta estética é ideal para casas rurais e casas de férias, por exemplo. Como desvantagem, temos a questão do custo do material e da mão-de-obra. Para fazer um tecto falso em madeira, precisa de contratar um carpinteiro ou marceneiro para desenhar o feitio e outro profissional para fazer a instalação. 



Placas de PVC


Outro material que pode utilizar em tectos falsos são as placas de PVC. As placas de PVC existem numa variedade de designs, desde placas lisas até frisos, mas não são moldáveis como o pladur. Contudo, apresentam uma enorme vantagem: são óptimas para ambientes onde a resistência à humidade é essencial, como cozinhas e casas de banho. E, a nível de preço, pode ser mais competitivo do que o pladur hidrófugo tanto ao m2 como em termos de mão de obra. A manutenção ao longo do tempo também é simples, pois basta limpar e não requer nenhum produto específico ou cuidados especiais. 



Fibra de vidro

Os quatro materiais acima são os mais utilizados para fazer tectos falsos. Porém, em algumas ocasiões – por exemplo, se estiver a construir um estúdio de gravação ou um local de ensaio, ou tiver um estabelecimento comercial com casas por cima – podem justicar-se outros materiais ou um conjunto de materiais para melhorar o isolamento acústico. Nesses casos, costuma-se aplicar uma placa fibra de vidro. Em alternativa, também pode haver uma camada extra de cortiça ou lã de rocha entre o tecto falso e o tecto original. A cortiça, embora seja um material dispendioso, é um material perfeito para isolar o som.


Portanto, o melhor material para o seu tecto falso depende do objectivo que tiver: quer melhorar o isolamento térmico porque é um último andar? O isolamento acústico? E, claro, a decisão final também depende do seu orçamento, porque o preço de um tecto falso não é assim tão acessível. Esperamos que este artigo o ajude a tomar a melhor decisão para o que precisa em sua casa. Boas obras!


Comentários

Mensagens populares