Como escolher a lareira perfeita para sua casa: lareira a gás vs eléctrica vs biotanol vs pellets



A lareira é uma das formas mais económicas de aquecer a casa no Inverno. Mas como escolher a lareira perfeita para sua casa? Neste artigo, comparamos as lareiras a gás, eléctricas, a bioetanol, a pellets e a lareira tradicional a lenha. Qual será a melhor?

Lareira a gás

As lareiras a gás propano ou a gás natural são uma opção cada vez mais popular porque são económicas (comparativamente aos aquecedores eléctricos, claro), confortáveis e fáceis de limpar. No entanto, como qualquer outro aparelho a gás, precisa de fazer inspecções periódicas para garantir que não há fugas. Além disso, nunca deve ultrapassar o limite máximo recomendado.


A nível de instalação, precisa de fazer a montagem de um tubo para a expulsão de gases. Geralmente, isto faz-se por uma parede exterior, mas há a possibilidade de usar uma chaminé pré-existente. Por isso, se a sua casa tem uma lareira tradicional, mas não tem onde armazenar a lenha ou paciência para limpar a lareira com frequência, pondere transformá-la numa lareira a gás.


Para ter uma ideia, veja aqui o preço da instalação de lareiras. No entanto, tenha em consideração que o melhor é que o instalador vá a sua casa fazer uma visita e estudar todas as possibilidades de exaustão.

Lareira eléctrica

Na verdade, não é correcto chamar ‘lareira’ a estes aparelhos porque não há combustão. A chama que vê não passa de uma imagem de fogo e lenha a crepitar, para que possa continuar a ter uma imagem romântica da lareira. Tal como num aquecedor eléctrico, pode controlar a intensidade do calor e até há algumas com comando à distância. Têm ainda outra vantagem: a falta de fumo, ideal para quem tem asma.


Além disso, as lareiras eléctricas também têm um risco de incêndio muito reduzido. Desde que a instalação eléctrica da sua casa esteja segura, é pouco provável que venha a ter problemas. No entanto, como não há bela sem senão, têm duas grandes desvantagens. A primeira é o preço de compra, porque ainda são caras. A segunda é o preço da electricidade em si, que também é um “combustível” dispendioso.


Por isso, recomendamos as lareiras eléctricas apenas para casas em que não há possibilidade de fazer um chaminé e/ou sem gás canalizado.

Lareira tradicional

A lareira tradicional é a lareira a lenha. Neste caso, precisa de ter acesso a lenha (ou comprar), onde armazenar a lenha e alguma disciplina para limpar a lareira, já que a cinza e a fuligem se acumulam ao longo do tempo. A parte positiva é que muitas casas ainda têm lareira, por isso é uma boa forma de aquecer um espaço grande sem gastar gás ou electricidade.


Se tem uma lareira tradicional em casa, também pode estudar a hipótese de instalar um recuperador de calor. Com este tipo de sistema, o calor da lareira aquece a água que circula por tubos espalhados por toda a casa. Assim, com uma só lareira, também consegue melhorar o conforto térmico nos quartos e noutras divisões da casa.


Mas, se tem uma lareira tradicional, não se esqueça de mandar fazer a limpeza de chaminé no Outono, antes de voltar a usar.

Salamandra ou lareira a pellets

Outro tipo de lareira que vemos cada vez mais em Portugal são as lareiras e salamandras a pellets. A vantagem é que os pellets são mais fáceis de armazenar do que a lenha, e muitas vezes também são mais baratos. A salamandra a pellets é muito eficiente, capaz de aquecer grandes áreas e relativamente fácil de limpar.


Recomendamos a salamandra a pellets se a sua casa não tiver uma lareira nem espaço para construir uma. Além disso, para instalar também é mais fácil. Só precisa de instalar um tubo de evacuação de fumos, que é mais fácil do que fazer uma chaminé. A nível de preço, é bem mais económica do que a lareira a gás ou a lareira eléctrica.

Lareira a bioetanol

Por último, temos as lareiras a bioetanol. Tal como as lareiras eléctricas e a gás, não precisam de lenha, não fazem fumo e são amigas do meio ambiente. A chama que se vê é falsa, mas é relativamente convincente. Estima-se que 1 litro de bioetanol dure entre 2 a 4 horas, dependendo do equipamento.


No entanto, o bioetanol é inflamável e, portanto, exige alguns cuidados. A nível de potência, não são indicadas para espaços muito grandes. Por isso, se tem uma moradia, não é a melhor opção. Nesse caso, preferimos a lareira tradicional ou até uma salamandra a pellets. Fale com uma empresa que faça instalação de lareiras e explore a possibilidade de pôr um recuperador de calor.


Mas, para aquecer a casa no Inverno, precisa de ter outra coisa em consideração. Não basta ter uma boa lareira, também tem de isolar bem a casa. Para começar, veja aqui como arranjar as suas janelas de alumínio.

Comentários

Mensagens populares