Isolamento Térmico DIY para Janelas e Portas



As casas portuguesas estão entre as que mais problemas de humidade têm em toda a Europa (só o Chipre está atrás de nós!). Além disso, muitas casas têm um mau isolamento térmico. É normal que as casas estejam a uma temperatura igual ou mesmo inferior à do exterior. Por isso, aqui ficam 4 ideias para isolamento térmico DIY para as janelas e portas e ter menos frio este Inverno. 

Fitas térmicas nas janelas

Uma das melhores formas de isolamento térmico DIY para janelas são as fitas térmicas para isolar as janelas. As mais conhecidas com as fitas Tesa Moll®, que encontra à venda online, em lojas da especialidade e até em supermercados. Estas fitas são muito fáceis de usar, já que só tem de as colar à sua janela para aumentar o isolamento térmico.


A única coisa que tem de ter em consideração ao comprar é o perfil mais adequado para as suas janelas (dependendo se são janelas de correr ou de bater e da espessura da janela). O perfil I é o perfil universal, mas pode investigar as outras opções. Além disso, além da antracite, muitos perfis também estão disponíveis em branco e castanho.

Tiras para vedar portas

As janelas são responsáveis pela maioria das perdas térmicas nas nossas casas. No entanto, no Inverno, também pode entrar muito frio por baixo das portas. Portanto, aconselhamos a isolar bem a porta de entrada, as portas das varandas e quaisquer outras varandas com ligação ao exterior. Procure soluções para vedar portas em lojas de bricolage.


Além das fitas autoadesivas que mencionámos para as janelas, também há vedações de isolamento térmico DIY para as portas. Pode usar vedações autocolantes, vedações em forma de U (que isolam ambos os lados da porta), vedações fixas com parafusos e outras soluções desenhadas especificamente para portas. 


Isolamento na caixa da persiana


Já se perguntou porque é que outros países não usam persianas, mas sim cortinas, estores blackouts colocados pelo interior, janelas ou portadas de madeira? Em Portugal, a caixa da persiana é um dos locais pelos quais as casas mais perdem calor. E, se está a pensar num isolamento térmico DIY para as persianas, temos boas notícias para si.


Recomendamos que arranje um isolamento de persianas que lhe permita isolar melhor a caixa do estore. Tem abrir a caixa da persiana, colocar o isolamento à volta da persiana e garantir que há menos espaço livre (mas o suficiente para o estore rodar). Estes isolamentos são muito fáceis de colocar e aumentam bastante o isolamento interior para a casa.


Isolamento para o enrolador da persiana


Além da caixa da persiana, também pode entrar frio em casa pelo enrolador da persiana. Nos dias em que há mais vento, sente uma aragem a entrar pelo enrolador da persiana? Então, não se esqueça de isolar o enrolador da persiana também. Neste caso não há produtos próprios para o isolamento térmico, por isso tem de ser um bocadinho mais criativo.


Comece por retirar a caixa onde enrola a fita. Depois, encha o espaço à volta com massa ou outro tipo de isolamento. Embora seja impossível evitar completamente a entrada de frio e vento, vai entrar muito menos. O ideal era que o seu prédio instalasse um sistema de capoto, pelo que deve mencionar na reunião de condomínio como colocar capoto


Cuidados a ter quando faz isolamento térmico DIY da sua casa


No entanto, há um ponto para o qual queremos chamar a atenção. Se a sua casa tem bastante humidade agora no Inverno, isolar mais as janelas pode fazer com que se concentre mais vapor de água dentro de casa. Por isso, vai notar mais condensação nas paredes que estão viradas para a rua. Para evitar que isto aconteça, deve ter alguns cuidados para prevenir a humidade:


  • abra as janelas todos os dias, mesmo que esteja frio;

  • use um desumidificador para manter a humidade entre 40 e 60%;

  • coloque um extractor na casa de banho e ligue o exaustor na cozinha;

  • se possível, não ponha a roupa a secar dentro de casa durante dias. 


Além do isolamento térmico para janelas e portas, há outras coisas que pode fazer para melhorar o isolamento térmico da sua casa. Por exemplo, pode usar uma tinta impermeabilizante para impedir a entrada de água através de terraços ou varandas mal isoladas. Contudo, não se esqueça que estas são soluções temporárias. Se entrar água em casa, deve procurar uma empresa de impermeabilização.


Comentários

Mensagens populares