Como reparar placa de vitrocerâmica partida

As placas de vitrocerâmica têm várias vantagens e desvantagens. Uma das vantagens é que são mais baratas do que as placas de indução. A outra é que pode usar vários tipos de panelas (não tem de comprar novas panelas, específicas!). Mas depois tem uma desvantagem grande, que é partir-se com facilidade. Por isso, hoje deixo aqui algumas dicas para reparar uma placa de vitrocerâmica partida.



Como reparar uma placa de vitrocerâmica partida?


Partiu o vidro do fogão? Estalou a placa de vitrocerâmica? A sua placa de vitrocerâmica está rachada? Quer seja só um cantinho, quer tenha partido as bocas do fogão, aqui deixamos algumas ideias para reparar uma placa de vitrocerâmica partida:


Refundar e colocar epóxi


Segundo o Fórum Casa, uma das possíveis soluções para reparar uma placa de vitrocerâmica é colocar uma massa ou resina para preencher a zona que está partida. Depois, pode colocar epóxi por cima para dar um acabamento mais perfeito. No entanto, tenha em conta que isto é apenas um “remendo”.


Colar com super cola


Outro potencial “desenrasque” para recuperar a sua placa de vitrocerâmica partida é usar super cola 3 ou cola específica para vidros (como as que se usam para os vidros dos carros). Quando a cola começar a secar e endurecer, tire o excesso com cuidado para não riscar mais o vidro. Pode usar uma lâmina de barbear, por exemplo.


Contacte o fabricante


A solução ideal para fazer a reparação da placa de vitrocerâmica partida é contactar o fabricante. Mas, como vai ser difícil provar que a culpa não é sua e o mais provável é ter de pagar a reparação. O fabricante deve dar um orçamento para a reparação ou, pelo menos, encaminhá-lo para uma empresa de reparações aprovada pela marca.


Comprar um vidro novo

Evidentemente, se o vidro está partido, há sempre a hipótese de comprar um vidro novo. No entanto, ao contrato do que acontece com as peças para carros e para outros electrodomésticos (como a máquina de lavar a loiça, a roupa, etc), o mais provável é que não haja peças compatíveis. Terá mesmo de comprar a peça à marca! 


Comprar uma placa nova


Detesto ter de dar más notícias, mas o mais provável é que o preço da reparação e o preço de um vidro novo sejam muito semelhantes aos de uma placa nova. Por isso, pondere bem antes de gastar muito dinheiro numa reparação. Com sorte, encontra uma placa de vitrocerâmica em promoção por um preço quase igual. 


O que fazer se riscar ou partir a placa de vitrocerâmica?


Portanto resumindo: as placas de vitrocerâmica riscam com frequência e podem partir. Como com qualquer electrodoméstico, convém contactar um especialista para reparar a placa de vitrocerâmica ou, no caso de ainda estar dentro da garantia, o próprio fabricante do fogão. 


Contudo, é possível que o preço para a reparação de uma placa de vitrocerâmica seja semelhante ao de um electrodoméstico novo. Por isso, pode tentar fazer pequenos “remendos caseiros” com os métodos que já sugerimos, usando super cola, massa de encher, cola para vidros, e por aí em diante. 


Assim sendo, a minha recomendação num primeiro momento é que tente usar a placa com os riscos tal como está. Se a parte estética o incomoda, tentar fazer um pequeno remendo. Depois, no dia a dia, tenha o cuidado de limpar sempre a placa para evitar que se acumulem bactérias no risco da placa.


A seguir, procure uma reparação de placa de vitrocerâmica para saber quanto fica uma reparação profissional. No caso de ficar a um preço semelhante ao de uma placa nova, talvez compense ir poupando, mês a mês, para depois comprar uma placa nova. Não se esqueça de pedir uma extensão da garantia! 


Comentários

Mensagens populares