Tendências no Design de Logotipos para 2024


Todos os anos há novas tendências de moda, de decoração, de cores, e por aí em diante. A imagem corporativa não escapa! Se está a pensar dar um “refresh” no seu logo, ou se vai abrir uma empresa nova, fique a conhecer as tendências no design de logotipos para 2024:


Minimalismo


Há muitos anos que ouvimos dizer que "menos é mais" e a tendência continua em 2024. Isso significa que o design gráfico deve focar-se apenas em alguns elementos memoráveis mas versáteis, que possam ser usados em vários suportes  em vários tamanhos (site, redes sociais, etiquetas, economato, frente de loja, outdoors, etc). Olhe para o seu logo actual e retire, camada a camada, tudo o que lhe parecer supérfluo. 


Tipografia Ousada 


Poucos elementos, mas memoráveis. Uma das formas de fazer isso é optar por uma fonte mais ousada ou completamente personalizada. Por isso, uma das tendências actuais no design de logotipos é usar as letras como protagonistas e deixar que, por si só, transmitam a personalidade e a narrativa da marca. Alguns designers dizem que a idade é que o logotipo não seja só “lido” mas sim “experienciado”. 




Paletas de Cores Vibrantes 


Temos minimalismo na quantidade dos elementos, mas não nos elementos em si. Tal como nas fontes há espaço para um design mais ousado, nas cores podemos dizer o mesmo. Finalmente estamos a deixar o minimalismo escandinativo e o “sad beige” para trás. Começa a haver espaço para as cores, sobretudo as cores vibrantes. As cores mais vibrantes são capazes de evocar emoções com mais eficácia, além de captarem a nossa atenção sem dificuldade.


Outra tendência para o design de logotipos de 2024 são os gradientes de cor. Os gradientes trazem fluidez e profundidade ao logo porque dão uma sensação de movimento e energia. No entanto, os gradientes devem ser usados com parcimónia. Hoje em dia é muito importante  que os logotipos se adaptem a diferentes formatos e que sejam escaláveis. Como os gradientes tornam esta tarefa mais difícil, deve pensar bem nas suas opções! 


Designs de Logotipos Responsivos 


À medida que o marketing digital se continua a expandir, o design de logotipos em 2024 precisa de responder a essa responsividade e adaptabilidade. Um logotipo responsivo adapta-se completamente em tamanho, complexidade ou até mesmo em cor consoante a plataforma ou dispositivo (computador, tablet, telemóvel). Sem essa adaptatividade, a experiência do consumidor nunca será fluida. 


O segredo para fazer um design de logotipo responsivo bem-sucedido é a flexibilidade. É importante criar logotipos que podem facilmente ser reduzidos para versões mais simples, sem perder a essência da identidade da marca – daí a importância de manter 2 ou 3 elementos centrais, sem mais poluição visual. Em alternativa, pode desenhar várias variações do logotipo, desde um logotipo principal detalhado até um ícone extremamente simplificado que mantém uma conexão visual com o design principal. 


Não basta um logotipo ser bom. Nem sequer basta ser memorável! Também precisa de transmitir a personalidade da sua marca, contar uma história e adaptar-se a várias plataformas. Por isso, a tendência actual no design de logotipos é focar-se num conjunto de elementos base, como a cor, a fonte e o tipo de linhas. Para que cada um desses elementos seja memorável, e para cortar o que tínhamos visto nas últimas décadas, estamos a evoluir para um design mais ousado das letras e finalmente a abraçar cores mais vibrantes.


Dito isto, se vai lançar uma marca, ou se quer actualizar o seu logotipo, o melhor é contratar um designer gráfico. Deixo aqui o link para criar um logotipo com um profissional e uma referência para ficar a conhecer o preço de um logotipo (em média, pois o preço varia invariavelmente com a experiência do profissional e os seus honorários). Já agora, não se esqueça de pedir várias simulações para ver como é que o logotipo se comporta em vários contextos (outdoor, mupi, cartões, etiquetas, website, redes sociais, etc). Vale a pena perder tempo a escolher o logotipo, porque vai representar a sua marca durante muitos anos!

Comentários

Mensagens populares