Como instalar Gás Natural?
O gás natural, ou gás canalizado, é bem mais prático e seguro do que o gás de botija. Além disso, muitas pessoas consideram que usar o gás para o fogão e para o aquecimento de águas quentes sanitárias é mais económico. Por isso, há cada vez mais portugueses a pensar em instalar gás natural em casa.
No entanto, uma vez que a instalação de gás exige várias medidas de segurança, não se pode simplesmente instalar gás natural em casa da noite para o dia. Pelo contrário, deve cumprir várias normas de segurança. Por isso, hoje explico um bocadinho como funciona o processo de instalar gás natural em casa.
Se já há instalação de gás natural no prédio
No caso de já haver uma instalação de gás natural no prédio, só tem de fazer a instalação na sua habitação (abrir roços e instalar os tubos) e ligar os aparelhos a gás (fogão, esquentador, radiadores de aquecimento central). Depois de fazer a nova instalação, tem de passar uma inspecção de segurança. Só os técnicos autorizados pela DGEG é que podem emitir um certificado de segurança, que lhe vai ser exigido para pedir o código CUI e o contador de gás.
O preço da instalação de gás varia bastante, por isso é recomendável procurar várias empresas de instalação de gás e comparar preços. A propósito, deixo aqui algumas dicas para economizar na instalação de gás, como converter aparelhos que já funcionam a gás de botija ou decidir bem por onde vão passar os canos (por exemplo, fica mais barato se deixar os tubos à vista). Se já tiver uma pré-instalação de gás, não tem de fazer roços e é muito mais económico.
Se ainda não há instalação de gás natural no prédio
Se o seu prédio ainda não tiver gás canalizado, terá de falar nessa questão na reunião de condomínio. Para fazer a instalação de gás, precisa da aprovação de 51% dos condóminos. Nestes casos, é melhor pedir um orçamento para instalar o gás natural no prédio de modo a apresentar logo o custo para todos os condóminos. Normalmente, quanto mais condóminos tiverem interesse, menor será o custo por aderente.
Caso a Assembleia de Condomínio aprove, tem de esperar que façam a instalação no prédio, com uma saída de gás para cada uma das fracções. Só quando tiver um ramal de ligação para a sua casa é que pode fazer a instalação no seu apartamento. Terá de contactar uma empresa certificada pela DGEG para fazer os roços, colocar os tubos e fazer a ligação para cada um dos electrodomésticos. Deixo aqui os preços da instalação de redes de gás (em média) para que possam fazer as contas.
Se ainda não tem instalação de gás na sua moradia
No caso de viver numa moradia, a decisão de instalar gás natural é só sua. No entanto, tem de confirmar se há (1) rede pública de distribuição na sua rua e (2) um ramal de ligação da rede pública até à sua casa. Caso ambas as condições se confirmem, pode procurar uma empresa para instalação de gás em Braga (ou noutra cidade) para fazer a instalação no interior da casa.
Resumindo: se já tem uma pré-instalação de gás natural em casa, o processo é mais rápido e menos dispendioso. Em todos os outros casos, terá de abrir roços e fazer uma instalação que pode ser mais ou menos cara, dependendo do número de metros necessários. Por isso, recomendo que procure várias empresas de instalação de gás e que compare sempre pelo menos três orçamentos.
Depois de fazer a instalação de gás natural, precisa de obter um certificado de segurança que lhe permite pedir o Código Universal de Instalação (CUI). Quando estiver na posse desse CUI, pode contratar a empresa de fornecimento de gás que entender (Galp, Endesa, e por aí em diante). A partir desse momento, a inspecção da instalação de gás é obrigatória a cada cinco anos.
Portanto, uma coisa é certa. Quer para fazer a instalação de gás em casa, quer para fazer a inspecção necessária para obter o certificado de segurança, precisa de encontrar uma empresa certificada pela Direcção Geral de Energia (DGEG). Pessoalmente, recomendo que procure uma empresa que possa fazer logo as duas coisas, de forma a agilizar o processo e acelerar a obtenção do CUI.
Comentários