Como fazer a instalação de iluminação LED?



Decidiu trocar as lâmpadas tradicionais de halogéneo por lâmpadas LED? Então, talvez tenha algumas dúvidas sobre como fazer a instalação de iluminação LED. Basta trocar a lâmpada ou precisa de trocar o candeeiro todo? Se mudar só as lâmpadas, quais são as lâmpadas certas? Vamos com calma, porque é muito fácil fazer a transição para lâmpadas LED e começar a pagar menos luz em casa.



Porquê substituir os halogéneos por LED?


Desde 1 de Setembro de 2018 que o fabrico de lâmpadas de halogéneo é proibido na União Europeia. Por isso, cada vez é mais difícil encontrar lâmpadas de halogéneo à venda nas lojas. Em Portugal, praticamente já só encontra estas lâmpadas nas lojas mais antigas, que ainda têm stock disponível. No entanto, quando este stock se esgotar, já não vai haver mais lâmpadas iguais às antigas!


As lâmpadas de halogéneo foram substituídas pela iluminação LED. Este tipo de iluminação não só é mais eficiente (gasta menos energia) como também não têm substâncias como o mercúrio, que podem ser perigosas. E se quando pensa em LED lhe vêm à cabeça imagens de fitinhas às cores, esqueça. Há lâmpadas de LED com todo o tipo de luzes e potências. Além disso, também há lâmpadas LED compatíveis com os seus candeeiros antigos.


Como substituir as lâmpadas de halogéneo por LED?


O tipo de lâmpada que precisa depende do casquilho. A maioria dos candeeiros com lâmpadas de halogéneo são compatíveis com as lâmpadas LED com casquilho MR16. Há ainda o casquilho 2G11, que substitui as antigas lâmpadas fluorescentes. No entanto, não recomendamos que se limite a trocar a lâmpada.


Isto porque, se trocar só a lâmpada, vai manter os transformadores antigos, que geram calor e que têm uma carga superior ao necessário para as lâmpadas LED. Às vezes, até fazem um zumbido! Por isso, o ideal é mudar o transformador e instalar uma lâmpadas LED com casquilho GU10, que são mais eficientes e que não vão fazer barulho. Deixo aqui o link de electricistas para fazer a montagem de candeeiro.


No caso de ter iluminação embutida no tecto, tem mesmo de fazer uma conversão para poder instalar uma lâmpada LED no mesmo encaixe. Portanto, aqui tem mesmo de contratar um electricista para fazer a instalação da iluminação LED em sua casa. Será preciso fazer a alteração foco a foco.

Quanto se poupa ao mudar do halogéneo para uma instalação de iluminação LED?


Se está preocupada com o preço de mudar o transformador dos candeeiros ou a converter os focos embutidos para LED, descanse. Em primeiro lugar, pode ver aqui o preço da montagem de candeeiro para ter uma ideia de quanto vai gastar. Depois, asseguro-lhe que vai gastar muito menos luz e que as lâmpadas LED se pagam sozinhas.


Vejamos o exemplo de uma sala com quatro lâmpadas halogéneas instaladas no tecto. Neste caso, o consumo do conjunto lâmpada-transformador é de cerca de 65W, o que significa 260W no total. Só pela sala! Podemos mudar estes halogéneos para LED GU10 de 7W, que terão um desempenho semelhante, e reduzir o consumo para 28W.


Portanto, ao substituir 4 lâmpadas de halogéneo de 50W por lâmpadas LED de 7W, e se optar por uma gama económica, recupera o investimento das lâmpadas mais ou menos ao fim de 100 dias. Ao fim de um ano, já pagou ao electricista também. Por isso, é claro que vale a pena o investimento.


Por último, quero realçar outra vantagem da iluminação LED. As lâmpadas LED aquecem muito menos e, portanto, também emitem muito pouco calor. Por isso, no Verão, também acabam por ser mais cómodas do que as lâmpadas tradicionais de halogéneo, especialmente se é daquelas pessoas que, como eu, fica ao lado do candeeiro até tarde só para ler!


Quer trocar os seus candeeiros por outros mais modernos que já venham com o casquilho E27 ou E14, que são ainda mais versáteis para encontrar lâmpadas das cores (que se mede em kelvins, do mais azul para o mais quente) e intensidade (que se mede em lúmens) que deseja? Nesse caso, deixo aqui o guia para montar um candeeiro novo.

Comentários

Mensagens populares