Como fazer a manutenção do fogão do gás

Toda a gente sabe que “com o gás não se brinca”, mas será que sabe fazer a manutenção correcta do seu fogão do gás?
Cuidados de segurança
Antes de mais, alguns cuidados de segurança que deve ter com os fogões a gás para evitar acidentes:
- Pode parecer básico, mas nunca é demais repetir: mantenho objectos combustíveis ou facilmente inflamáveis longe do fogão. Isto inclui os panos de cozinha!
- No caso dos fogões a gás, o ideal é que as bocas do fogão estejam pelo menos a 5 centímetros das paredes e a 85 dos armários.
- Nunca deixe o fogão aceso enquanto sai de casa ou vai para outra divisão. Caso a chama se apague, pode haver uma fuga de gás.
Limpar o fogão
A limpeza das bocas a gás é essencial para uma boa manutenção dos fogões a gás. Deve prestar especial atenção à limpeza das bocas, pois se estiverem entupidas vão libertar menos gás e gastar muito mais energia.
- Use uma esponja com água e sabão ou detergente próprio para fogões. Depois enxague com um pano macio para não riscar. Nunca use palha de aço, ácidos ou produtos abrasivos no inox. Não limpe enquanto o fogão estiver quente, pois pode rachar.
- Nunca deite água directamente nas bocas, pois pode gerar ferrugem. Siga sempre os métodos de limpeza que explicámos acima para não se acumular humidade.
- Limpe as bocas uma vez por mês para se certificar que não ficam entupidas. Pode usar palitos de madeira ou palitos de nylon para remover a sujidade.
- Se deixar o fogão apagado durante muito tempo (por exemplo, numa casa de férias), o melhor é cobri-lo durante a sua ausência. Isto evita que se acumule sujidade e poeira que pode entupir o fogão.
Se o fogão avariar, não tente compô-lo! Procure um técnico especializado em manutenção de fogões e fornos para fazer a reparação em segurança.
Comentários