3 Formas de Calafetar Portas e Janelas





Agora que chegou o tempo frio, é muito importante isolar as portas e janelas. Por isso, hoje quero explicar 3 formas de calafetar portas e janelas.



1. Use uma pistola de calafetagem

A primeira solução que temos para si é a pistola de calafetagem (igual à que usa para colocar o silicone). Há vários materiais que pode usar, cada um com as suas vantagens e desvantagens. O acrílico não responde às mudanças de temperatura, por isso não é durável – muito menos em ambientes húmidos. O látex siliconado é preferível para cozinhas e casas de banho, e pode ser pintado para combinar com as janelas. O silicone é a solução mais rentável, mas não adere bem às madeiras. 



2. Utilize uma barra

Outra forma de calafetar, especialmente no caso das portas, são as barras. Há uma grande variedade de barras disponíveis no mercado, incluindo barras à prova de água para portas que dão acesso ao exterior (por exemplo, para varandas e terraços). Por vezes, poderá não encontrar uma barra à medida, mas pode cortá-la (se tem medo de o fazer, procure um serralheiro). Procure uma barra com perfil de alumínio e escova (“pelinho”), pois ajudará a isolar melhor. Ao montar, tenha em consideração que precisa de ter uma folga de 2mm no topo na lateral, de forma a abrir e fechar suavemente.



3. Tiras de calafetagem

A terceira opção para quem está à procura de materiais para calafetar portas e janelas são as tiras de calafetagem, que pode encontrar à venda na maioria das grandes superfícies comerciais e lojas de bricolage. Este tipo de tiras ajuda a isolar melhor as portas e janelas e pode ser aplicado por si mesmo (DIY). Tenha em consideração que há vários perfis de tiras (para janelas de batente, para janelas de correr, etc.), por isso deve procurar aquele que se ajusta à zona que quer isolar. Além disso, também há tiras de vários materiais: tiras de espuma, de tubo flexível, tira em V, com escova, etc.

Comentários

Mensagens populares