A lavagem a pressão danifica o carro?




Quando o carro está a precisar de uma lavagem intensa, nada atinge tão bons resultados como a lavagem a pressa. A lavagem a pressão para lavar o carro é a forma mais eficaz de remover os restos de insectos que se acumulam no vidro da frente, as lamas acumuladas nos pneus e os pólens que se colam aos vidros. A pistola de água elimina quase todas estas fontes de sujidade rapidamente, quase como por milagre. Mas será que a lavagem a pressão danifica o carro? A máquina de água estraga a pintura do carro?


É verdade que as máquinas de pressão, quando a pressão é exagerada, podem causar danos. Algumas experiências demonstram que as máquinas de pressão conseguem danificar os vidros do carro, deixando-nos como se estivessem riscados. O ideal é nunca ultrapassar os 100-150 bar, que já são suficientes para limpar o carro sem ter de escovar (na maioria dos casos). Se não for suficiente, então terá mesmo de esfregar com uma esponja e um pano – mas não aumente a pressão da pistola. 


Outra dúvida comum é que a lavagem a pressão danifica a pintura do carro. As pistolas de água são muito eficazes a fazer essa limpeza, ao mesmo tempo que gastam menos água do que a lavagem normal com a mangueira. Tal como a pressão é capaz de riscar os vidros, também fazer o mesmo na pintura. No entanto, isto é muito mais grave se o carro tiver restos de areia, sal ou lama. Para evitar que isto aconteça, faça um pré-lavagem para remover a areia e o sal da carroçaria. 


No geral, a lavagem a pressão é uma boa solução para lavar o carro rapidamente, sem esforço, e por um valor económico! Mas tudo tem desvantagens e limitações. Portanto, use a pistola de água com moderação e lembre-se que “rápido e bem, há pouco quem.” Use a pistola com moderação e vá limpando com cuidado, mesmo que demore um bocadinho mais.

Comentários

Mensagens populares