Como separar a roupa para lavar na máquina?

Apesar de todas as peças de roupa terem etiquetas com as instruções de lavagem, há muitas pessoas que não sabem como separar a roupa para lavar na máquina. Se é uma dessas pessoas, fizemos um guia rápido e fácil para aprender a separar a roupa para lavar na máquina.


Uma das táticas mais habituais para separar a roupa para lavar na máquina é dividir a roupa por cores. Contudo, quem usa esta técnica sabe que nem sempre corre bem! A forma mais eficaz de dividir a roupa para lavar na máquina é pelo tipo de tecido. Ora veja:

Atoalhados

A roupa de cama e as toalhas são quase sempre de algodão e e cores claras. Se tiver muitos atoalhados brancos, pode lavá-los a temperaturas altas (ideal para eliminar ácaros e vírus, como o COVID-19) e usar detergentes mais agressivos. Se tiver roupa de cama mais colorida (vermelho, laranja ou cor-de-rosa), prefira os ciclos a temperatura fria.

Algodão

A roupa de algodão, incluindo as t-shirts, sweatshirts e as calças de ganga (que também são algodão) deve ser lavada a 30-40ºC para não mingar nem “libertar cor”. Pode misturar a roupa de algodão com algumas fibras, como a viscose (comum em camisas e calças finas, de Verão) ou com camisas, sweatshirts ou hoodies de poliéster. Use um detergente normal e amaciador.

As lãs podem mingar na máquina: não só por causa da temperatura, mas também pela centrifugação. E nunca deve pôr nenhuma peça com mais de 20% de lã na máquina de secar. A maioria das máquinas tem um programa de lã, a temperatura fria e com menos centrifugações, que pode usar para camisolas e peças com percentagens elevadas de lã (geralmente, até 80%).


Para jogar pelo seguro e não “empapar” as suas lãs, nunca deve encher a máquina. Além disso, devido à forma como as lãs são tingidas, nunca misture cores. Use sempre detergente próprio para lãs e amaciador.

Mohair ou “pêlo” sintético

Embora possa lavar peças com lã de mohair (desde que seja uma percentagem mais baixa) e camisolas com “pelinho” na máquina (no caso de não ser mohair, geralmente é acrílico), tenha em consideração que estas fibras podem entupir a máquina. Se lava muitas peças deste género, vai precisar de um desentupidor de arame.

Roupa com mais de 80% lã, caxemira ou lã de alpaca

Separe estas peças (geralmente camisolas, cardigans ou meias) para lavar à mão. Use um detergente suave e depois seque-as deitadas (não penduradas), com uma toalha por baixo para absorver a humidade.

Precisa de ajuda para tratar das suas roupas? Procure empregadas domésticas no Porto ou empregadas domésticas em Lisboa de confiança para dar uma mãozinha ou engomar.

Comentários

Mensagens populares