Aumentos na electridade? Veja como poupar



O gás sobe! A luz sobe! O que fazer?


Calma. Embora os preços do gás estejam a subir, a EDP já veio dizer que os preços da electricidade não vão subir até ao fim do ano. Ainda assim, a electricidade subiu 23% nos últimos 5 anos e, quando chega o Inverno, a factura da luz é uma das principais preocupações dos portugueses. Então, veja como poupar electricidade:


Troque as lâmpadas


Uma das formas mais simples de poupar na electricidade é trocar para lâmpadas LED mais eficientes. Talvez precise de contratar os serviços de electricista, mas de certeza que começa a poupar na factura imediatamente. (Antes de pedir um orçamento, veja primeiro quanto custa um electricista para ter uma ideia do que esperar.)

Lave a roupa a frio


Tem o hábito de lavar a roupa a 60º? Lavar a 40º permite-lhe poupar até 55% de energia. E se lavar a frio? Ainda melhor. Lavar a roupa a frio não só poupa energia e electricidade, como evita mingar a roupa ou manchar peças claras com cores mais vibrantes. Já agora, na máquina de lavar a loiça os benefícios repetem-se: pode poupar até 40% de energia se lavar a frio.


Isolar melhor a sua casa


Costuma ligar o aquecimento no Inverno? Então, procure isolar melhor a casa: pode estar a perder até 40% de energia só pelas janelas! Compre fita isolante para colar à volta das janelas, espuma para pôr no fundo da porta da rua e nas varandas, e material para isolar melhor a caixa das persianas. Se o seu orçamento o permitir, mude as janelas!


Electrodomésticos eficientes


Outra forma de poupar electricidade é preferir electrodomésticos eficientes (classe A). Segundo um estudo recente pode poupar até 44% de energia. Se está a precisar de trocar de frigorífico ou de máquina de lavar, prefira sempre os electrodomésticos novos! Se tem uma caldeira antiga ou um termoacumulador velho, vai recuperar o investimento em pouco tempo!

Quer mais dicas para poupar na electricidade? Veja aqui mais 10 formas de poupar na factura da luz.

Comentários

Mensagens populares